© 2017 Todos os direitos reservados.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Upcycling

June 19, 2018

Já ouviu falar? Sabe o que é?

 

Upcycling é aproveitar algo sem valor comercial que seria descartado e transformá-­lo em algo diferente, com novo uso e propósito, sem passar pelos processos transformadores químicos e físicos da reciclagem. 

O Upcycling não significa reciclar, mas recriar.

É reutilizar um material que se tornaria lixo, aproveitando suas propriedades originais.

 

O conceito vem ganhando prestígio no mundo e está se tornando uma nova tendência mundial em diversos setores, da moda ao design, e é pouco comentado aqui em terras brasileiras.

Na verdade o upcycling é apenas um novo termo, mas não um novo fenômeno. Desde a pré-história, uma pedra, ressiginificada, poderia se tornar uma ferramenta de corte.

 

Na loja Jimmie Martin eles reaproveitam móveis velhos e peças antigas de decoração, algumas até mesmo com séculos de idade descartadas por seus antigos donos, e as transformam em peças modernas.

 

O conceito tem produzido milhares de simpatizantes pelo mundo e já revela um potencial para embasar uma nova economia, pois há muito o que reaproveitar por aí.

 

Alguns exemplos de upcycle

 

1. Móveis de cinto de segurança
 

O resultado é agradável, aconchegante e confortável. Trata-se de um produto amigável ao meio ambiente sem perder a elegância.

 

2. Tapete de couro

 

Este tapete é feito a partir das etiquetas de couro encontradas em calças de denim (ou jeans). Por serem pequenas, são costuradas juntas várias etiquetas de couro, que irão garantir estabilidade e durabilidade para o produto.

Um belo exemplo de upcycle, já que muitas vezes o couro encontrado nas calças jeans é descartado junto com o material principal.

 

3. 79 °C

 

Foi proposto à designer grega Nekki Trakidou um projeto: transformar um objeto abandonado e não utilizado em um móvel de estilo único. O nome 79 °C vem da temperatura da água no aquecedor, que é o objeto utilizado pela designer neste upcycle.

 

4. Mesa Bike

 

Nessa mesa, nada mais nada menos que os pés serem feitos de aros de bicicleta.

 

Em tempos modernos, devemos pensar nessas ideias e colocá-las em prática. E por isso várias empresas já adotaram essa filosofia.

 

No designer mobiliário, nada se perde, tudo se cria, se recria e se transforma!

 

Vocês podem conhecer um pouco mais desse universo acessando o link de uma empresa que está no mercado há 15 anos.

 

Nós do IDeA adoramos esses desafios e convidamos vocês a mergulhar nesse mercado criativo e inovador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

PESQUISA POR TAGS
ÚLTIMOS POSTS

February 21, 2018

June 12, 2017

Please reload

GALERIA
ARQUIVOS
Please reload